A FURG mantém convênios com diversas instituições nacionais e estrangeiras, de modo que os seus cursos de graduação e de pós-graduação são beneficiados de acordo com os objetivos específicos de cada convênio. Particularmente, para o Curso de Pós-graduação em Engenharia Oceânica, os seguintes intercâmbios são destacados:

1) Projeto POLICAB, este projeto envolve o Grupo de Análise de Tensões da Escola de Engenharia da FURG, CSL - Cordoaria São Leopoldo, CENPES/PETROBRAS, Faculdade de Engenharia Elétrica da UFRGS e Laboratório de Polímeros da Universidade de Caxias do Sul.

2) Projeto de intercâmbio do GAT (Grupo de Análise de Tensões) com o Dipartimento di Ingegneria delle Costruzioni Meccaniche, Nucleari, Aeronautiche e di Metallurgia da Universitá degli Studi di Bologna, Itália.

3) Protocolo de cooperação entre o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) de Portugal e a FURG, visando promover o intercâmbio técnico e científico entre as duas instituições no domínio das Energias e do Meio Ambiente.

4) Projeto ECOSUD – Estuaries and Coastal areas, basis and tools for a more sustainable development, financiado com recursos da comunidade européia.

5) Troca de informações e projetos de professores do Curso com instituições como UFRGS, Departamento de Meteorologia da UFPel, Departamento de Ciências da Atmosfera da Universidade de Buenos Aires, Instituto de Física da UFRGS, USP, e as entidades ITA, COPPE/UFRJ, University College London e Petrobrás.